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Título: Sistemática para avaliação da conformidade: uma proposta para uso de cão-guia
Autores: Brito, Joana D'Arc de
Orientadores: Santos, João Alberto Neves dos
Palavras-Chaves: Avaliação da conformidade
Deficiência visual
Cão-guia
Requisito
Centro de treinamento
Data: 2009
Citação: BRITO, Joana D'Arc de. Sistemática para avaliação da conformidade: uma proposta para uso de cão-guia. 2009. Dissertação (Mestrado em Sistema de Gestão)-Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.
Resumo: O objetivo do presente estudo é identificar e propor quais os principais requisitos para a Avaliação dos Centros de Treinamento, de Treinadores e dos Instrutores Autônomos de cães-guia, de forma a atender o que prescreve a Lei n.º 11.126, de 27 de junho de 2005 no concernente às necessidades de adaptação dos segmentos envolvidos. Esta pesquisa foi estruturada em 3 (três) etapas. No primeiro momento utilizou-se de fontes bibliográficas para o levantamento de obras de referência para o desenvolvimento da revisão de literatura. No segundo momento, foi de fundamental importância a realização de uma pesquisa documental, tendo como escopo a busca de documentos que pudessem contribuir para o embasamento do estudo relativo ao tema em questão. No terceiro momento, realizou-se uma pesquisa de campo com vistas a criar um espaço de construção de olhares diversos sobre o real. Os dados foram tratados a partir da Análise do Discurso. Pode-se concluir que a presente proposta de regulamentação para avaliação das escolas de cães-guias, instrutores e treinadores, priorizou aspectos periféricos e irrelevantes para o resultado final de formação das duplas (usuários/cão-guia), definindo uma sistemática para treinamento de cães-guias por profissionais qualificados para que não se coloque em risco a vida das pessoas con deficiência visual. ____________________________________________________________________________________.
ABSTRACT: The objective of the present study is to identify and to consider which are the main requirements for the Evaluation of Center of Training, Trainers and the Independent Instructors of guide-dogs, in order to follow what the Law n.º 11,126, of 27 of June of 2005 prescribes, concerning the necessities of adaptation of the involved segments. This research was structured in 3 (three) stages. At a first moment it was used bibliographical sources for the survey of works of reference for the development of the literature revision. At a second moment, was of basic importance the accomplishmed of a documentary research, having as target the document search that could contribute for the basement of the relative study to the subject in question. At a third moment, a research of field has become fullfilled with intentions to create a space of construction of diverse looks on the real. The data have been treated from the Analysis of the Speech. It can be concluded that the present proposal of regulation for evaluation of the schools of guide-dogs, instructors and trainers, prioritized peripheral and irrelevant aspects for the final result of formation of the pairs (users/guide-dog).
Descrição: 80 f. : il., tab.
Tipo de documento: Dissertação / Dissertation
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