brasil.gov.br
DSpace

Inmetro  >
Articulação Internacional >
CAINT | Superação de Barreiras Técnicas >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://hdl.handle.net/10926/1079

Título: Barreiras técnicas ao comércio no âmbito das negociações do Acordo Estratégico de Integração Econômica Brasil-México
Autores: Gadret, Eduardo Trajano
Alves, Leonardo Pace
Palavras-Chaves: Comércio : barreira técnica
Integração econômica
Economia internacional
Data: 2011
Citação: GADRET, Eduardo Trajano; ALVES, Leonardo Pace. Barreiras técnicas ao comércio no âmbito das negociações do Acordo Estratégico de Integração Econômica Brasil-México. Revista Brasileira de Comércio Exterior (RBCE), n. 107, p. 63-74, 2011.
Resumo: Brasil e México se destacam como as duas principais economias da América Latina, ocupando, respectivamente, a nona e a décima quarta posições, em termos do Produto Interno Bruto, em 2010, na lista do Fundo Monetário Internacional. A relevância econômica das duas nações reflete-se na ativa participação de ambas no G-20 financeiro e no G-20 dos países em desenvolvimento no que concerne às questões agrícolas da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC).No continente americano, o México figura como um dos três membros do Tratado Norte- Americano de Livre Comércio (NAFTA, em inglês) ao lado dos Estados Unidos e do Canadá, enquanto que o Brasil se destaca como potência regional da América do Sul, liderando, a um só tempo, o Mercosul e a Unasul. Desde o final de 2008, em meio à crise econômica dos EUA, as duas potências médias encetaram um gradual processo de aproximação, compartilhando o intuito comum de fomentar maior integração da América Latina. Nesse sentido, o adensamento das relações entre o Brasil e o México, por meio de negociações visando à assinatura de um Acordo Estratégico de Integração Econômica, impacta positivamente não só o relacionamento bilateral, mas também o desenvolvimento da América Latina. Este artigo apresenta informações e análises em perspectiva sobre o México, delineando de forma geral a conjuntura histórico-econômica, bem como o arcabouço legal e técnico desse país. O estudo visa a subsidiar as negociações sobre barreiras técnicas ao comércio (doravante TBT, da sigla em inglês), um tema essencial e, portanto, sempre presente no estabelecimento de acordos regionais.
Descrição: 12 p.
Tipo de documento: Artigo / Article
Unidade: Divisão de Superação de Barreiras Técnicas
Aparece nas Coleções:CAINT | Superação de Barreiras Técnicas

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
Gadret_2011.pdf897,66 kBAdobe PDFSob Embargo Ver/abrir
Estatísticas

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Fale conosco