brasil.gov.br
DSpace

Inmetro  >
Articulação Internacional >
CAINT | Superação de Barreiras Técnicas >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10926/1079

Title: Barreiras técnicas ao comércio no âmbito das negociações do Acordo Estratégico de Integração Econômica Brasil-México
Authors: Gadret, Eduardo Trajano
Alves, Leonardo Pace
Keywords: Comércio : barreira técnica
Integração econômica
Economia internacional
Issue Date: 2011
Citation: GADRET, Eduardo Trajano; ALVES, Leonardo Pace. Barreiras técnicas ao comércio no âmbito das negociações do Acordo Estratégico de Integração Econômica Brasil-México. Revista Brasileira de Comércio Exterior (RBCE), n. 107, p. 63-74, 2011.
Abstract: Brasil e México se destacam como as duas principais economias da América Latina, ocupando, respectivamente, a nona e a décima quarta posições, em termos do Produto Interno Bruto, em 2010, na lista do Fundo Monetário Internacional. A relevância econômica das duas nações reflete-se na ativa participação de ambas no G-20 financeiro e no G-20 dos países em desenvolvimento no que concerne às questões agrícolas da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC).No continente americano, o México figura como um dos três membros do Tratado Norte- Americano de Livre Comércio (NAFTA, em inglês) ao lado dos Estados Unidos e do Canadá, enquanto que o Brasil se destaca como potência regional da América do Sul, liderando, a um só tempo, o Mercosul e a Unasul. Desde o final de 2008, em meio à crise econômica dos EUA, as duas potências médias encetaram um gradual processo de aproximação, compartilhando o intuito comum de fomentar maior integração da América Latina. Nesse sentido, o adensamento das relações entre o Brasil e o México, por meio de negociações visando à assinatura de um Acordo Estratégico de Integração Econômica, impacta positivamente não só o relacionamento bilateral, mas também o desenvolvimento da América Latina. Este artigo apresenta informações e análises em perspectiva sobre o México, delineando de forma geral a conjuntura histórico-econômica, bem como o arcabouço legal e técnico desse país. O estudo visa a subsidiar as negociações sobre barreiras técnicas ao comércio (doravante TBT, da sigla em inglês), um tema essencial e, portanto, sempre presente no estabelecimento de acordos regionais.
Description: 12 p.
Document type: Artigo / Article
Unit: Divisão de Superação de Barreiras Técnicas
Appears in Collections:CAINT | Superação de Barreiras Técnicas

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Gadret_2011.pdf897,66 kBAdobe PDFUnder Embargo View/Open
Statistics

This item is licensed under a Creative Commons License
Creative Commons

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2008  The DSpace Foundation - Feedback