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Título: Avaliação do conhecimento do consumidor sobre as informações obrigatórias das etiquetas dos produtos têxteis
Autores: Franco, Márcia Rosa Pereira
Orientadores: Costa, Stella Regina Reis da
Palavras-Chaves: Avaliação da conformidade
Produto têxtil
Etiqueta
Conhecimento
Consumidor
Data: 2009
Citação: FRANCO, Márcia Rosa Pereira. Avaliação do conhecimento do consumidor sobre as informações obrigatórias das etiquetas dos produtos têxteis. 2009, Dissertação (Mestrado Sistemas de Gestão)-Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.
Resumo: Neste estudo, buscou-se avaliar o conhecimento do consumidor sobre as informações obrigatórias das etiquetas dos produtos têxteis. Quanto aos aspectos metodológicos a presente pesquisa está classificada como sendo de campo, através da utilização de um questionário previamente elaborado, direcionado aos consumidores de seis Estados do Brasil. Na análise dos resultados buscou-se verificar se as informações de composição e tratamento de conservação, obrigatória nos produtos têxteis, configuraram um critério de valor para o consumidor, sendo frequentemente observadas, ou não, no ato da compra; determinar a confiabilidade do consumidor acerca das informações contidas nas etiquetas dos produtos têxteis, bem como seu grau de conhecimento sobre os símbolos do tratamento de conservação, obrigatório, expresso nas mesmas; se a marca 'INMETRO', quando expressa nos produtos têxteis, contribui para a tomada de decisão do consumidor no ato da compra; e por fim, a propositura de um Programa de Avaliação da Conformidade que possa substituir o atual Regulamento Técnico, no que se refere aos produtos têxteis, por um símbolo de identificação da conformidade. Concluiu-se que a marca 'INMETRO', quando expressa nos produtos têxteis, contribui fundamentalmente para a tomada de decisão do consumidor no ato da compra. ____________________________________________________________________________________.
ABSTRACT: In this study it was looked for to evaluate the consumer's knowledge on the obligatory information of the labels of the textile products. As for the methodological aspects to present research is classified as being of field, through the use of a questionnaire previously elaborated, addressed the consumers of six States of Brazil. In the analysis of the results it was looked for to identify the composition information and conservation treatment, obligatory in the textile products, they configured a criterion of value for the consumer, being frequently observed, or no, in the action of the purchase; to determine the consumer's reliability concerning the information contained in the labels of the textile products, as well as his knowledge degree on the symbols of the conservation treatment, obligatory, expressed in the same ones; if the mark 'INMETRO', when expressed in the textile products, it contributes to the socket of the consumer's decision in the action of the purchase; and finally, to propose a Program of Evaluation of the Conformity to substitute the current technical regulations imposed by the State, in what he refers to the textile products, for a symbol of identification of the conformity. It was ended that the mark 'INMETRO',when expressed in the textile products, it contributes fundamentally for the socket of the consumer's decision in the action of the purchase.
Descrição: 117 f. : il., tab.
Tipo de documento: Dissertação / Dissertation
Unidade: Coordenação Geral de Acreditação - Cgcre
Aparece nas Coleções:CGCRE | Teses e Dissertações

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