brasil.gov.br
DSpace

Inmetro  >
Metrologia >
Metrologia Brasileira >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10926/1296

Title: As possíveis futuras mudanças no sistema internacional de unidades (SI) e a 24ème conférence générale de poids et mesures (CGPM)
Authors: Brandi, Humberto Siqueira
Keywords: Sistema Internacional de Unidades (SI)
Issue Date: 2011
Citation: BRANDI, Humberto Siqueira. As possíveis futuras mudanças no sistema internacional de unidades (SI) e a 24ème conférence générale de poids et mesures (CGPM). Rio de Janeiro: Inmetro, 2011.
Abstract: Periodicamente, os estados-membros do Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), bem como países e economias associados, reúnem-se na Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), para discutir e examinar propostas elaboradas pelo Comitê Internacional de Pesos e Medidas (CIPM), braço executivo do BIPM. Dentre outros aspectos, as reuniões da CGPM se dedicam a assegurar a disseminação e o aprimoramento do Sistema Internacional de Unidades (SI), especialmente por meio de discussões que endossem os resultados de novas determinações metrológicas fundamentais e de resoluções científicas no âmbito internacional. Entre os dias 17 e 21 de outubro de 2011, realizou-se, em Paris, a 24ª CGPM, na qual o Brasil foi representado pelo Prof. Humberto S. Brandi, Diretor de Metrologia Científica e Industrial do Inmetro. Entre as diversas resoluções tomadas nesta Conferência, uma trata especificamente de mudanças no SI, que poderão ser adotadas em um futuro próximo. Das sete unidades de base do SI, apenas o quilograma ainda é definido em termos de um artefato material, o protótipo internacional do quilograma (um cilindro de platina irídio), o que implica em várias limitações importantes, entre as quais se destaca o fato da sua massa poder variar ao longo dos anos. Também, as definições do ampere, do mol e da candela que, como o quilograma, são unidades de base do SI, dependem do quilograma.
Description: 6 p. : il.
Additional Description: Entre os dias 17 e 21 de outubro, o diretor de Metrologia Científica do Inmetro, Humberto Brandi, participou da 24ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), no Bureau International des Poids et Mesures (BIPM), na França. O CGPM é uma organização criada para avaliar e gerir o Sistema Internacional de Unidades (SI), nos termos da Convenção do Metro (1875) e reúne-se em Paris a cada quatro anos, sendo um dos mais importantes eventos do BIPM. A Conferência conta com a participação dos diretores dos Institutos Nacionais de Metrologia de vários países do mundo. Entre as diversas resoluções tomadas nesta Conferência, uma trata especificamente de mudanças no SI, que poderão ser adotadas em um futuro próximo. Em artigo, o diretor de Metrologia Científica do Inmetro explica as alterações que estão previstas para os próximos ano.
Document type: Trabalho apresentado em evento / Paper
Unit: Diretoria de Metrologia Científica e Industrial - Dimci
Appears in Collections:Metrologia Brasileira

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2011_Brandi.pdf644,43 kBAdobe PDFUnder Embargo View/Open
Statistics

This item is licensed under a Creative Commons License
Creative Commons

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2008  The DSpace Foundation - Feedback