brasil.gov.br
DSpace

Inmetro  >
Educação em Metrologia e Avaliação da Conformidade >
Tecnologias Educacionais para a difusão da Metrologia e da Avaliação da Conformidade >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://hdl.handle.net/10926/1363

Título: O cronometrista atômico
Título Alternativo: Atomic timekeeping
Autores: NPL, National Physical Laboratory
Bernardes, Américo Tristão
Palavras-Chaves: Objeto de aprendizagem
Metrologia : difusão
Data: 2012
Citação: NATIONAL PHYSICAL LABORATORY ; BERNARDES, Americo Tristão (tradutor). O cronometrista atômico. Rio de Janeiro: Inmetro, 2012.
Resumo: O pôster CRONOMETRISTA ATÔMICO explica o funcionamento do relógio atômico na teoria e na prática. Destaca a importância da exatidão destes relógios e o esforço em construir instrumentos com incertezas cada vez menores. A diferença entre os métodos de medição do tempo empregados por metrologistas e astrônomos é discutida e a explicação sobre padrões quânticos auxilia esta compreensão. Uma cronologia é construída de 3500 AC até 2004, do relógio solar ao chafariz de césio, com dados sobre a precisão da medição do tempo que vai de dez segundos por dia a um segundo por 60 milhões de anos. O segundo (s) é a unidade de base do SI para a grandeza tempo. ______________________.
ABSTRACT - The spinning Earth gives our most basic measurement of time - the day - and for thousands of years it was our most stable timekeeper. However, the quartz and atomic clocks invented during the 1930s and 1950s are even better timekeepers which show that the Earth does not rotate steadily but wobbles! NPL built the world's first working caesium atomic clock in 1955 and paved the way for a new and better definition of the second based on the fundamental properties of atoms.
Descrição: 1 pôster : il.
Descrição Adicional: O Laboratório Nacional de Física do Reino Unido, NPL, tem um espaço dedicado à educação em seu sítio (http://www.npl.co.uk/educate-explore/), com o objetivo de compartilhar o entusiasmo de seus pesquisadores pela Metrologia, por meio da elaboração de materiais de divulgação científica voltados para jovens entre 8-16 anos, seus pais e professores, novos públicos, indústria e governo do Reino Unido. Um dos materiais disponíveis (http://www.npl.co.uk/factsheets) é uma coleção de cartazes com uma rápida introdução a diversos assuntos, como ACÚSTICA, BIOTECNOLOGIA, RADIAÇÃO IONIZANTE, NANOTECNOLOGIA, EINSTEIN, MATERIAIS, MEDIÇÕES NO ESPORTE, UNIDADES DE MEDIDAS E HISTÓRIA DA MEDIÇÃO DO COMPRIMENTO. O Inmetro obteve, em 2009, uma licença para a tradução e adaptação dos cartazes e iniciou o projeto, organizado pelo Centro de Capacitação (Cicma), com aqueles relacionados às grandezas de base do Sistema Internacional de Unidades (SI) - TEMPERATURA, ELETRICIDADE, RELÓGIO ATÔMICO, LUZ, COMPRIMENTO, MASSA, REASTREABILIDADE E INCERTEZA.
Tipo de documento: Folheto / Sheet
Unidade: Centro de Capacitação - CICMA
Aparece nas Coleções:Tecnologias Educacionais para a difusão da Metrologia e da Avaliação da Conformidade

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
banner_01_cronometrista.pdf4,72 MBAdobe PDFSob Embargo Ver/abrir
Estatísticas

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Fale conosco