brasil.gov.br
DSpace

Inmetro  >
Educação em Metrologia e Avaliação da Conformidade >
Educação e Metrologia >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10926/662

Title: Uma proposta de disseminação da propriedade intelectual no ensino médio técnico em metrologia
Authors: Alves, Luciana e Sá
Cardoso, Carlos Adriano
Santos, Paulo Jose Soler Teixeira dos
Drucker, Luciana Pellegrini
Costa, Márcia Dias Diniz
Lima, Rafael Vinicius Gonçalves de Castro
Keywords: Educação em metrologia
Propriedade intelectual
Issue Date: 2010
Citation: ALVES, Luciana e Sá; CARDOSO, Carlos Adriano; SANTOS, Paulo Jose Soler Teixeira dos; COSTA, Marcia Dias Diniz; LIMA, Rafael Vinicius Gonçalves de Castro. Uma proposta de disseminação da propriedade intelectual no ensino médio técnico em metrologia. In: ENCONTRO ACADÊMICO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, 3., 2010, Rio de Janeiro.
Abstract: Apesar da crescente importância da propriedade intelectual como instituição necessária para dar proteção e facilitar a valorização econômica dos ativos intangíveis - conhecimento científico e tecnológico – vistos como propulsores do crescimento e desenvolvimento econômico e social (Buainain et al., 2004), há carência de entendimento e, portanto, necessidade de formação e capacitação de recursos humanos em diferentes níveis e com complexidade de conteúdos distintos. (Amorim-Borher et al.,2007). A missão do Inmetro é promover a qualidade de vida do cidadão e a competitividade da economia através da metrologia e da qualidade. Uma das ações empreendidas é a formação de técnicos de nível médio em Metrologia, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, de acordo com uma das metas para o setor de educação e ensino definidas no documento Diretrizes Estratégicas para a Metrologia Brasileira (2008-2012), a necessidade de preparação e formação de técnicos de nível médio e tecnólogos visando atender às demandas oriundas das áreas de: 1) metrologia legal e da avaliação da conformidade; 2) controle de processos industriais, e 3) redes laboratoriais de serviços, dentre outras. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de disseminação da cultura da propriedade intelectual através da inserção na estrutura formal do ensino médio técnico em Metrologia e discutir uma metodologia de avaliação de impacto do processo de ensino-aprendizagem. O modelo de avaliação de impacto é a avaliação de eficiência de programas sociais. A estrutura do artigo contempla uma breve problematização sobre propriedade intelectual no mundo contemporâneo, a descrição do Curso Técnico em Metrologia do Inmetro, o planejamento instrucional das aulas sobre propriedade intelectual e inovação e a metodologia para a avaliação de impacto deste processo de ensino-aprendizagem.
Description: 4 p. : il.
Additional Description: Trabalho apresentado no III Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento, Rio de Janeiro, 2010.
Document type: Trabalho apresentado em evento / Paper
Appears in Collections:Educação e Metrologia
DITEC | Propriedade Intelectual

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2010_AlvesCardosoSantos.pdf.pdf60,07 kBAdobe PDFUnder Embargo View/Open
Statistics

This item is licensed under a Creative Commons License
Creative Commons

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2008  The DSpace Foundation - Feedback