brasil.gov.br
DSpace

Inmetro  >
Educação em Metrologia e Avaliação da Conformidade >
Educação e Metrologia >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://hdl.handle.net/10926/662

Título: Uma proposta de disseminação da propriedade intelectual no ensino médio técnico em metrologia
Autores: Alves, Luciana e Sá
Cardoso, Carlos Adriano
Santos, Paulo Jose Soler Teixeira dos
Drucker, Luciana Pellegrini
Costa, Márcia Dias Diniz
Lima, Rafael Vinicius Gonçalves de Castro
Palavras-Chaves: Educação em metrologia
Propriedade intelectual
Data: 2010
Citação: ALVES, Luciana e Sá; CARDOSO, Carlos Adriano; SANTOS, Paulo Jose Soler Teixeira dos; COSTA, Marcia Dias Diniz; LIMA, Rafael Vinicius Gonçalves de Castro. Uma proposta de disseminação da propriedade intelectual no ensino médio técnico em metrologia. In: ENCONTRO ACADÊMICO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, 3., 2010, Rio de Janeiro.
Resumo: Apesar da crescente importância da propriedade intelectual como instituição necessária para dar proteção e facilitar a valorização econômica dos ativos intangíveis - conhecimento científico e tecnológico – vistos como propulsores do crescimento e desenvolvimento econômico e social (Buainain et al., 2004), há carência de entendimento e, portanto, necessidade de formação e capacitação de recursos humanos em diferentes níveis e com complexidade de conteúdos distintos. (Amorim-Borher et al.,2007). A missão do Inmetro é promover a qualidade de vida do cidadão e a competitividade da economia através da metrologia e da qualidade. Uma das ações empreendidas é a formação de técnicos de nível médio em Metrologia, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, de acordo com uma das metas para o setor de educação e ensino definidas no documento Diretrizes Estratégicas para a Metrologia Brasileira (2008-2012), a necessidade de preparação e formação de técnicos de nível médio e tecnólogos visando atender às demandas oriundas das áreas de: 1) metrologia legal e da avaliação da conformidade; 2) controle de processos industriais, e 3) redes laboratoriais de serviços, dentre outras. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de disseminação da cultura da propriedade intelectual através da inserção na estrutura formal do ensino médio técnico em Metrologia e discutir uma metodologia de avaliação de impacto do processo de ensino-aprendizagem. O modelo de avaliação de impacto é a avaliação de eficiência de programas sociais. A estrutura do artigo contempla uma breve problematização sobre propriedade intelectual no mundo contemporâneo, a descrição do Curso Técnico em Metrologia do Inmetro, o planejamento instrucional das aulas sobre propriedade intelectual e inovação e a metodologia para a avaliação de impacto deste processo de ensino-aprendizagem.
Descrição: 4 p. : il.
Descrição Adicional: Trabalho apresentado no III Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento, Rio de Janeiro, 2010.
Tipo de documento: Trabalho apresentado em evento / Paper
Aparece nas Coleções:Educação e Metrologia
DITEC | Propriedade Intelectual

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
2010_AlvesCardosoSantos.pdf.pdf60,07 kBAdobe PDFSob Embargo Ver/abrir
Estatísticas

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Fale conosco