brasil.gov.br
DSpace

Inmetro  >
Metrologia >
Metrologia Científica e Industrial >
Metrologia Mecânica >
DIMEC | Trabalhos apresentados em eventos >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://hdl.handle.net/10926/790

Título: Estimativa da incerteza do resultado de medição da massa específica de um óleo diesel conforme recomendações do ISO GUM 95 e o método de simulação de Monte - Carlo
Autores: Couto, Paulo Roberto Guimarães
Borges, Renata Martins Horta
Souza, Athanagilde de Paula
D'Ávila, Luiz Antônio
Antunes, Adelaide Maria de Souza
Palavras-Chaves: Incerteza de medição
ISO GUM 95
Monte Carlo Simulations (MCSs)
Combustível : óleo diesel
Data: 2007
Citação: COUTO, Paulo Roberto Guimarães; BORGES, Renata Martins Horta; SOUZA, Athanagilde de Paula; D'ÁVILA, Luiz Antônio; ANTUNES, Adelaide Maria de Souza. Estimativa da incerteza do resultado de medição da massa específica de um óleo diesel conforme recomendações do ISO GUM 95 e o método de simulação de Monte - Carlo. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE METROLOGIA, 5., 2007, Curitiba.
Resumo: O ISO GUM 95, objetiva de maneira geral a harmonização da metodologia do cálculo da estimativa da incerteza de um resultado de medição. O EURACHEM/CITAC Quantifying Uncertainty in Analytical Measurement –Second Edition -2000, baseado no ISO GUM 95 , apresenta também duas outras formas alternativas para a combinação das incertezas padrão. Na aplicação destas duas metodologias não se realiza o cálculo dos coeficientes de sensibilidade do mensurando em relação a cada fonte de entrada. O modelo da estimativa de incerteza medição citado no ISO GUM 95 apresenta algumas limitações como: Linearização do Modelo, Suposição da normalidade do mensurando, Cálculo dos graus de liberdade efetivo [1]. Objetivando superar estas limitações do ISO GUM 95, surge a simulação de Monte - Carlo para a avaliação da incerteza de medição [1]. A medição com boa exatidão da massa específica de petróleo e seus derivados é necessária para a conversão de volumes medidos para volumes ou massas, ou ambos, numa temperatura de referência durante o processo de transferência de custódia [10]. Este artigo tem por objetivos apresentar os valores da incerteza do resultado de medição da massa específica de um óleo diesel seguindo os modelos do ISO GUM 95, da metodologia do EURACHEM/CITAC e do método de simulação de Monte - Carlo. Adicionalmente o artigo discute a incerteza de medição obtida com relação aos limites de exatidão especificados pela norma ASTM D 1298-05, levando-se em conta o aspecto do desperdício.
Descrição: 4 f. : il.
Descrição Adicional: Trabalho apresentado no V Congresso Latino Americano de Metrologia, Curitiba, 2007.
Tipo de documento: Trabalho apresentado em evento / Paper
Unidade: Divisão de Mecânica
Aparece nas Coleções:DIMEC | Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
2007_CoutoBorgesSouzaAvilaAntunes.pdf82,24 kBAdobe PDFSob Embargo Ver/abrir
Estatísticas

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Fale conosco