brasil.gov.br
DSpace

Inmetro  >
Educação em Metrologia e Avaliação da Conformidade >
Educação e Metrologia >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10926/808

Title: Treinamento e desenvolvimento ou universidade corporativa: qual é o melhor modelo para o Inmetro?
Authors: Rodrigues, Tatiana Claro dos Santos
Cruz, Andréa Góes da
Gadelha, Marcelo Almeida
Brauer, Marcus
Santos, Luiz Antonio Silva dos
Keywords: Educação corporativa
Treinamento
Issue Date: 2010
Citation: CRUZ, Andréa Góes da et al. Treinamento e desenvolvimento ou universidade corporativa: qual é o melhor modelo para o Inmetro?. In: CONGRESSO NACIONAL DE INOVAÇÃO, TRABALHO E EDUCAÇÃO CORPORATIVA, 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2010.
Abstract: Várias fontes bibliográficas apontam o modelo de Universidade Corporativa (UC) ou Educação Corporativa (EC) como uma evolução do setor de Treinamento e Desenvolvimento (T&D). Por outro lado, alguns autores apontam as Universidades Corporativas como modismo ou alegam não passarem de setores de T&D com uma nova “roupagem”. Ainda há aqueles que descrevem as várias dificuldades encontradas na implementação eficaz do modelo de UC. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo identificar as diferenças significativas entre os modelos de T&D e de UC e escolher o modelo mais adequado para satisfazer aos objetivos organizacionais do Inmetro. Após revisão bibliográfica e documental, constatou-se que as informações levantadas ainda não eram suficientes para a tomada de decisão, e que outras pesquisas deveriam ser feitas, dentre elas um estudo de benchmarking com organizações que lograram êxito na implementação do modelo de UC.
Description: 15 f. : il.
Document type: Artigo / Article
Unit: Divisão de Desenvolvimento e Estratégias/Centro de Capacitação
Appears in Collections:Educação e Metrologia

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Cruz_2010.pdf156,67 kBAdobe PDFUnder Embargo View/Open
Statistics

This item is licensed under a Creative Commons License
Creative Commons

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2008  The DSpace Foundation - Feedback